|

O Pica-Pau é um dos maiores clássicos da animação de todos os tempos, se tornando possivelmente o personagem de desenhos preferido da maioria das crianças e de muitos adultos em todo o mundo, superando, inclusive, em popularidade, outros monstros sagrados e personagens lendários da animação, como Tom e Jerry, O Pernalonga, Popeye, Os Flintstones, O Gato Félix, Mickey Mouse, entre outros. Embora não seja o primeiro dos personagens "malucos" que tornaram-se populares nos anos 1940, o Pica-Pau se destaca por seu jeito politicamente incorreto, com direito a tiros e bordoadas:

O Pica-pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi. A primeira emissora de televisão a transmitir os curta-metragens do Pica-Pau com dublagem em português foi a TV Record. Depois de algum tempo, a série saiu do ar. Alguns anos depois, o SBT tomou posse do desenho até 2002, quando em 2003, a Rede Globo começou a transmitir o desenho com os episódios remasterizados, dentro do programa Infantil Tv Globinho, onde o desenho parou de ser exibido em 2004 e teve esporádicas exibições em 2005 até que a Rede Globo parou de exibí-lo definitivamente. Em 2006, a Rede Record exibiu um especial com episódios de O Novo Show do Pica Pau respectivamente às 17h no feriado do dia 15 de novembro de 2006, então a partir desse dia os novos episódios ganharam espaço na programação de segunda a sexta às 18h. Até que em Março de 2007, a Record Começa a exibir os episódios da série antiga do desenho às 13h. Hoje em dia, o desenho ainda é exibido na Rede Record, sofre várias mudanças de horário e algumas vezes, os episódios são cortados pela emissora, mas sempre sobra um espaço para o Pica Pau em sua grade de programação.Em cada episódio do Pica Pau, vários bordões são criados.

No Brasil o Pica-Pau não tem nenhum nome, diferente da versão original nos Estados Unidos, onde ele se chama Woody Woodpecker (que traduzido ficaria: "Woody Pica-Pau"). Mas o que poucos sabem hoje em dia, é que nos anos 1950 e 60, quando as revistas em quadrinhos do Pica-Pau chegaram ao Brasil, tentaram fazer uma adaptação brasileira do nome dele, chamando-o de "Údi Údi o Pica-Pau", além do "Leôncio" que se chamava "Joca", e outros personagens que tinham a tradução de seus nomes diferentes. No final dos anos 1960, quando os episódios do Pica-Pau começaram a ser dublados na AIC começaram a chama-lo apenas de "Pica-Pau", e nos anos 1970 nos estúdios da BKS, também começaram a utilizar os nomes dos outros personagens, que são conhecidos até hoje.

0 Comments: